Honma Academy
0
Ciência dos cabelos I – Honma Academy

A Honma Tokyo é conhecida mundialmente por desenvolver PRODUTOS CAPILARES PROFISSIONAIS que entregam qualidade acima da média para seus consumidores. Somos absolutamente fascinados por cabelos e tudo o que eles representam na auto-estima de um indivíduo e na sociedade. Por isso, com muito carinho, vamos ter alguns posts dedicamos a falar mais sobre o apaixonante mundo da ciência capilar.

Ciência do cabelo humano

O cabelo humano é um polímero proteico formado por uma queratina específica, denominada alfa-queratina.

Morfologicamente o cabelo se divide em 3 partes:


Cutícula – Parte externa da fibra do cabelo responsável pela proteção e conexão entre o meio interno e externo.
Córtex – Parte intermediária do fio do cabelo que compõe cerca de 75% a 90% da massa da fibra capilar.
Medula – Responsável pela espessura do fio.

CUTÍCULA

Parte externa da fibra capilar responsável pela proteção das partes internas do fio. São células cuticulares que se sobrepõe de forma plana e unidas pelo “cimento intracelular”, rico em lipídios. Possui poros que facilitam a penetração de agentes químicos no interior da fibra do capilar, sendo a principal barreira entre o meio externo e interno.

Quando a cutícula do cabelo está saudável, a aparência geral é visivelmente notada devido aos efeitos de brilho, maleabilidade e penteabilidade. Mas quando o cabelo passa por agressões químicas e mecânicas, danificando as camadas cuticulares, todo o efeito da aparência geral diminui, podendo atingir as camadas internas e enfraquecendo a estrutura capilar.

CÓRTEX

Parte intermediária do fio de cabelo que compõe cerca de 75% a 90% da massa da fibra capilar. O córtex é formado por fibrilas no qual é contida a α-queratina, tais filamentos conferem ao cabelo propriedade de elasticidade e resistência. Responsável também pela cor e fotoproteção devido aos grânulos de melanina presentes.

Parte fundamental da fibra capilar, onde grande parte dos processos químicos acontecem.

MEDULA

Parte central da fibra capilar que compõe uma pequena fração de sua massa, podendo ser vazia, repleta de poros ou ausente em alguns casos. A medula não possui função específica nos cuidados dos cabelos. Porém, as pesquisas científicas avançam a todo momento, podendo ainda nos apresentar alguma surpresa nesse sentido.

Siga-nos para acompanhar os próximos posts da série!

 

Por Honma Academy
Your Comment
Your email address will not be published

X