Motion News
Brasil + Japão união e crescimento há 111 anos

Hoje, 18 de junho, completam-se 111 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Graças a esse marco histórico, temos a Honma Tokyo como ela é hoje. Uma marca de alicerces ideológicos de origem japonesa, porém instalada a aprimorada em solo brasileiro. Como herança imigratória, a Honma Tokyo carrega um potencial de compromisso com a qualidade, tecnologia e melhoria contínua, uma forte característica dos japoneses. O Brasil também contribuiu fortemente para que a marca tivesse paixão pelo que faz, característica do caloroso povo brasileiro, além é claro, de agregar muito para a pesquisa e desenvolvimento devido a rica flora, possibilitando o uso das melhores matérias-primas naturais existentes.

Falando um pouco da história desse acontecimento, famílias japonesas vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida nas prósperas fazendas de café do oeste paulista. Foram 52 dias em alto mar para chegar até aqui com cerca de 165 famílias de agricultores. O navio Kasato-Maru foi o primeiro a trazer essas famílias saindo de Kobe, em Osaka.

Apesar de estarem inseridos no contexto de “branqueamento” da população brasileira, na transição entre trabalho escravo e assalariado, os japoneses tiveram uma vida muito difícil e precisaram batalhar muito para conquistarem seu espaço no Brasil.

Hoje, a maior concentração de japoneses fora do Japão está no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Partida para o Brasil - Foto do acervo da Discover Nikkei
Partida para o Brasil – Foto do acervo da Discover Nikkei

Desembarque do navio Kasato-Maru no Brasil - Foto do acervo do Museu da Imigração
Desembarque do navio Kasato-Maru no Brasil – Foto do acervo do Museu da Imigração

Famílias do Kasato-Maru – Foto do acervo do Museu da Imigração

Imigrantes japoneses na lavoura de café - Foto do acervo do blog A História de Imigração Japonesa
Imigrantes japoneses na lavoura de café – Foto do acervo do blog A História de Imigração Japonesa

X